Uma grande etapa da parceria entre a Celepar e a Copel foi concluída recentemente no compartilhamento de infraestrutura de armazenamento de dados entre os órgãos. Equipamentos da companhia paranaense de tecnologia da informação e comunicação foram transportados ao Data Center da Copel, com o objetivo de modernizar e trazer mais segurança e confiabilidade de dados dos paranaenses e de sistemas que funcionam nestes ambientes.
”Para continuarmos a nossa missão de oferecer cada vez mais serviços de qualidade à população, é essencial pensarmos e investirmos na nossa infraestrutura com um arcabouço de segurança, armazenamento e disponibilidade de dados, o que ilustra a importância dessa grande parceria com a Copel”, informou o CEO da Celepar, Gustavo Garbosa.
Isso faz parte do projeto de modernização do backup e redundância de dados do Data Center da Celepar, iniciado em 2020. Para a concretização desta iniciativa, doze equipamentos foram adquiridos para que os dados entre o Data Center da Celepar e da Copel, operacionalizem de forma colaborativa, para trazer ainda mais segurança às informações hospedadas. Cada equipamento adquirido possui uma função técnica diferenciada, desde a conectividade, cabeamento, transporte, configuração, armazenamento e backup.
Para o êxito deste projeto, foram envolvidas 7 áreas técnicas da Celepar devido à complexidade da operação, com diversas etapas, desde a preparação elétrica e lógica do Data Center da Copel, até a instalação e transporte dos equipamentos adquiridos.
Acordo
Em novembro de 2021 foi definido o acordo entre a Copel e a Celepar prevendo que uma empresa poderia utilizar o espaço em data center da outra. Este trabalho tem sido pensado desde 2019 para viabilizar a instalação dos equipamentos nas duas companhias.
"Tecnologia é um diferencial competitivo para a Copel e é neste contexto que a empresa atua para garantir performance e segurança dos seus ativos. A Celepar é um parceiro estratégico e é com muita alegria que anunciamos mais essa iniciativa envolvendo as duas empresas", afirma a diretora de Gestão Empresarial da Copel, Ana Letícia Feller
Para isto se concretizar, racks e cabeamentos foram reorganizados pelas equipes técnicas da Celepar nas áreas de operação de data center e de engenharia.
Modernização
O primeiro projeto de uso do data center da Copel pela Celepar pretende modernizar o sistema de cópias de segurança de backup da empresa, hospedando réplicas dos dados mais importantes para o Governo do Estado. Os dados passarão a ser replicados entre os sites, em vez de serem gravados em fitas magnéticas.
Continuidade
A intenção é que, com o passar do tempo, sejam implementadas mais redundâncias, com a possibilidade de até mesmo instalar aplicações no data center secundário. No âmbito de data centers e tecnologia, a redundância é basicamente a repetição de equipamentos vitais que cumprem a mesma função. Caso um deixe de funcionar, o outro assume automaticamente a tarefa.