Polícia Militar do Paraná homenageia autoridades no Dia do Patrono 17/05/2011 - 17:14

O governador Beto Richa recebeu nesta terça-feira (17) a Comenda do Sesquicentenário e a Medalha Coronel Sarmento, condecoração máxima entregue pela Polícia Militar do Paraná a civis e militares por serviços prestados à comunidade paranaense e à corporação.

“Agradeço de coração essa homenagem que recebo, com o nome de um brilhante militar que merece todo o nosso respeito. Sarmento escreveu o nome na história do Paraná, participando de importantes missões, dignificando seu nome e honrando a polícia do Estado. Vou fazer jus a esta homenagem com trabalho”, disse o governador.

A entrega das medalhas pelo comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Marcos Scheremeta, foi realizada durante solenidade militar alusiva ao Dia do Patrono da corporação, tenente coronel Joaquim Antonio de Moraes Sarmento. O evento ocorreu no quartel do Comando Geral, em Curitiba, com a presença de lideranças militares e dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo do Paraná.

O coronel Marcos Scheremeta disse que a comemoração representa um resgate da história da Polícia Militar. “Sarmento foi um grande personagem, símbolo de profissional e patriota. Defendeu os interesses do nosso estado e é um exemplo para todos os militares”, disse Scheremeta. “Os homenageados são personalidades de destaque, que contribuem para o desenvolvimento do Paraná”, afirmou.

Diretores da Celepar são homenageados pela PM

Na mesma cerimônia, os diretores da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Jacson Carvalho Leite, presidente e Lucio Alberto Hansel, administrativo-financeiro, também foram condecorados com a Medalha Coronel Sarmento. “Esta homenagem tem significado muito especial”, disse o presidente que citou a Polícia Militar do Paraná como referência para os demais estados do país.

Na condição de servidor com muitos anos de atividades na área pública, Leite falou que esta condecoração era, ao mesmo tempo, uma honra e uma grande motivação “para que a gente continue enfrentando e superando os novos desafios profissionais”. Como diretor da Celepar, ele tem o privilégio de conviver com o trabalho da PM, “e nossa orientação na companhia é para priorizar soluções de tecnologia da informação à corporação que, sem dúvida, representa um belo exemplo à comunidade paranaense”.

Para Lucio Hansel, a homenagem de hoje é fruto de um longo trabalho desenvolvido por ele em várias áreas de governo, “tanto municipal como estadual, sempre voltado à melhoria das condições de vida do cidadão”. Segundo o dirigente, isso não seria possível sem a participação dos colaboradores com os quais trabalhou neste tempo todo “e, com eles, divido esta honraria”.

Além do governador e dos diretores da Celepar, receberam a medalha em homenagem ao patrono o vice Flávio Arns; a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César; o secretário-chefe da Casa Civil, Durval Amaral; o procurador-geral do Estado, Ivan Bonilha; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni; o delegado chefe da Polícia Civil do Paraná, Marcus Vinicius Michelotto; o presidente do Tribunal de Contas, Fernando Guimarães, entre outras lideranças civis e militares.

Patrono

O Dia do Patrono foi instituído para marcar a data de nascimento do coronel Joaquim Antonio de Moraes Sarmento, que neste ano comemoraria 129 anos. Foi escolhido patrono da corporação militar do Paraná por defender com bravura os interesses do Estado em importantes batalhas, como a Campanha do Contestado, em 1912, e comandar as tropas paranaenses na Revolução de 1924.

Nascido no Ceará em 1882, Sarmento ingressou no Regimento de Segurança do Paraná no ano de 1907. O patrono é reconhecido na Polícia Militar pela dedicação absoluta ao trabalho e o sentimento de amor à causa pública. Ele faleceu no dia 21 de abril de 1934.

Audio da matéria

Fonte: Agência Estadual de Notícias/Celepar

GALERIA DE IMAGENS