SECOP 2011: o uso das tecnologias da informação e comunicação nas administrações públicas 10/09/2011 - 18:50

O 39º. Seminário Nacional de Tecnologia da Informação para Gestão Pública - SECOP terminou na última sexta-feira (02/setembro), em Porto de Galinhas, município de Ipojuca – PE. O evento contou com mais de 700 inscritos, que puderam conhecer as melhores experiências de uso da Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC nas administrações públicas brasileiras municipais, estaduais e do Distrito Federal, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O SECOP, alinhado aos seus princípios, propiciou a ampliação da rede de relacionamento entre servidores, gestores públicos e técnicos das empresas de informática pública para disseminação de experiências e troca de conhecimentos sobre tecnologia, legislação e gestão.

Os fornecedores de tecnologia compuseram uma parcela expressiva dos inscritos. Apresentaram na Feira do Seminário diversas soluções disponíveis no mercado, sendo que várias delas já são utilizadas pela administração pública dos Estados brasileiros. HP, Microsoft, Software AG, Cisco, Dlink, VTI, Techne, Módulo, Aceco TI, Lexmark, Certisign, Serasa Experian, Elcoma, CTIS, SIEMENS, Exceda dentre outros, foram os players da indústria de TI; Eagles Flight (desenvolvimento de pessoas), CGI.br (Comitê Gestor da Internet Brasil), IDC (International Data Corporation – pesquisas e informações do mercado de TIC) e Grecco (comunicação) representaram outras indústrias, mas que utilizam a TIC para a prestação de seus serviços.

ABEP

Um dia antes da abertura do Seminário foi realizada a reunião do Conselho de Administração da ABEP, fórum que reúne os Diretores das organizações estaduais de informática pública do país. O planejamento estratégico da ABEP foi avaliado e ajustado para o biênio 2011-2012; os 12 projetos colaborativos, que serão desenvolvidos pelas empresas associadas, foram apresentados, com o estabelecimento de prazos e definição dos estados: gestor e participantes. O Paraná, através da CELEPAR, participará dos projetos de evolução do Expresso, de desenvolvimento de serviços eletrônicos de governo para plataformas móveis. A partir dessa reunião, o Distrito Federal iniciou o processo de filiação à ABEP. Outra ação conjunta das entidades de informática pública dos estados definida nessa reunião será a realização de uma pesquisa sobre a situação atual e planejada da informática dos estados, junto com o instituto de pesquisa IDC. Um termo de cooperação técnica entre a ABEP e o Governo Federal para tratar de dados abertos foi assinado ao término da reunião do Conselho.

Na solenidade de abertura do SECOP (31/08) foram premiados os 20 trabalhos selecionados para o Prêmio e-Gov de melhor uso de TIC na gestão pública em 2011. A CELEPAR, através do diretor presidente Jacson Carvalho Leite, recebeu o prêmio pelo aplicativo que permite, desde março último, o acesso a serviços de governo utilizando dispositivos móveis (tablets e samartphones), conhecido como “governo móvel”. O trabalho que recebeu o prêmio máximo foi de Pernambuco, intitulado Olimpíadas de Jogos Digitais na Educação – OJE. Por esse projeto, vários conteúdos pedagógicos, dos ensinos fundamental e médio, são apresentados utilizando os mais modernos conceitos de jogos eletrônicos e combinados com recursos das TIC´s; depois, na forma de jogos eletrônicos, os alunos são desafiados numa olimpíada para solução de problemas aplicando as teorias e conceitos, com disputas entre alunos, escolas, até um vencedor estadual. A competição ocorre através da rede de comunicação entre as escolas e pela Internet.

Palestras e painéis

Dentre as 41 palestras e painéis apresentados no SECOP 2011, pode-se identificar alguns temas que concentram os esforços dos governos e da utilização das TICs: mobilidade, redes sociais e BI (Business Intelligence) e governança em TIC.

O IDC apresentou suas projeções e tendências para o mercado de TI nos próximos 5 anos; segundo este instituto de pesquisas, 2010 foi o primeiro ano no qual as vendas de notebooks superaram as de desktops no Brasil e nos próximos 5 anos haverá uma explosão na venda de tablets, mas a plataforma que será mais utilizada para acesso às aplicações será a dos smartphones. Nenhum outro estado além do Paraná mostrou aplicações que disponibilizam serviços de governo nesta plataforma. Assim, qualquer nova aplicação do governo deverá considerar que grande número de usuários acessarão as informações dos seus smartphones, em qualquer lugar com cobertura dessa tecnologia.

As redes sociais já fazem parte da comunicação e da interação entre governos e cidadãos: Twitter, Facebook e mapas do Google estão trabalhando de forma integrada e cooperativa, mostrando informações de forma gráfica, com vídeos e georreferenciadas, produzidas pelo governo ou pelo próprio cidadão.

O tema dados abertos foi bastante debatido no evento, iniciando uma preocupação com a transparência das organizações publicas. O Espiríto Santo mostrou sua experiência no PPA on-line, no qual promoveu ampla participação do cidadão nas audiências públicas através das redes sociais. Antes de cada audiência num município daquele estado, a população era estimulada via Internet a postar suas demandas e prioridades para a região; essas pessoas, além de postarem suas demandas para o PPA, promoviam-na divulgando-as nas redes sociais com o objetivo de obter mais defensores daquela iniciativa; as demandas mais votadas e comentadas na rede social do PPA eram colocadas e discutidas na audiência do município.

Porto Alegre também mostrou sua aplicação na rede social com resultados similares: pelas redes sociais são coletadas as demandas da população de uma determinada região geográfica, ocorre o debate entre pessoas e/ou grupos defensores e contrários a determinada proposta, com alto grau de “Marketing Viral”, ou seja, as pessoas usam as redes sociais repassando e defendendo suas propostas junto a todas as pessoas com as quais se relaciona pela web; ganha o cidadão, pela possibilidade de maior participação, exposição e defesa de suas demandas, propostas ou necessidades; ganha o governo em maior participação pública na definição de obras e realizações a serem feitas durante a gestão e na criação de uma maior aproximação e sintonia entre o que a população mais demanda e o que ele entrega como obra ou serviço público.

Business Intelligence

A disponibilidade de informações para o nível estratégico de governo foi o terceiro grande tema das apresentações e painéis do SECOP. Vários estados apresentaram iniciativas de BI, a maioria delas nas áreas de segurança, saúde e educação.

O estado do Rio de Janeiro criou uma Intranet no Governo específica para disponibilizar esse tipo de informação, muito baseada em indicadores estratégicos. Na sua apresentação no SECOP mostrou o caso de BI com o que a área de segurança daquele estado denomina de indicadores-chave da segurança pública: aqueles mais percebidos e associados pela população à questões de segurança-pública. Dentre eles constam: homicídios, roubos e furtos de veículos. O mais interessante é que o BI e respectivos indicadores são decorrentes da adoção da Gestão para Resultados implantada pela Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro. Através dessa prática de gestão, todos os órgãos e unidades da segurança precisam trabalhar de forma integrada e colaborativa para atingir metas para esses indicadores. As metas são negociadas e estabelecidas por área geográfica, que coincide com a área de atuação de uma unidade da Polícia Civil e da Polícia Militar. Se as metas são atingidas, existem premiações que aumentam a remuneração dos profissionais dessas unidades. Segundo os resultados apresentados no SECOP, tal prática mostrou-se mais eficiente em relação às práticas de gestão anteriormente utilizadas.

Um momento marcante para todos os participantes do SECOP 2011 foi a Aula Espetáculo de encerramento com Ariano Suassuna. O escritor, que está com 86 anos, falou com muita tranqüilidade por quase duas horas. De forma cativante discorreu sobre a Filosofia da Arte, abordando o cômico como elemento fundamental da comunicação, utilizando inúmeros exemplos do dia-a-dia das pessoas e de sua obra mais famosa: o Auto da Compadecida. De forma harmoniosa, citando exemplos e contando “causos” de sua vida e “inventados pelo povo brasileiro”, como ele atribui a autoria, Suassuna trouxe os conceitos de filósofos e escritores sobre o que é cômico e suas aplicações nas atividades cotidianas. Atualmente, Ariano Suassuna é Secretário da Assessoria do Governador de Pernambuco e realiza aulas temáticas sobre cultura nas escolas desse Estado.



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