Saúde em foco na SIPAT 2017 27/09/2017 - 16:30

Na última sexta-feira, 22, aconteceu o encerramento da SIPAT 2017 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) na Celepar. Durante toda a semana os empregados participaram de palestras e orientações que ressaltaram a importância do cuidado com a saúde em diferentes áreas, que contou também com a presença de foodtrucks de comidas saudáveis no estacionamento.

Durante os dois primeiros dias – segunda e terça-feira, os profissionais do Instituto de Identificação do Paraná fizeram o cadastro para emissão de aproximadamente 170 registros gerais (RG) para empregados e convidados.

Segunda-feira

A abertura da SIPAT ocorreu no auditório com a palestra magna “A ansiedade nossa de cada dia”, ministrada pela psicóloga Maria Marta Ferreira. Durante a tarde, a nutricionista Liz Soca abordou as verdades e mentiras sobre uma alimentação saudável e como ter bons hábitos de alimentação através da palestra “Como a nutrição pode te ajudar a enfrentar doenças”.

Em paralelo, no hall de entrada, foram atendidos mais de 200 empregados que realizaram testes de glicemia e pressão por profissionais da Unimed.

Terça-feira

No segundo dia a Interodonto forneceu orientações odontológicas no hall.

Além disso foram apresentadas duas palestras: “Técnicas de relaxamento e controle de ansiedade”, ministrada pelos psicólogos Volnei J. P. Junior e Simone P. Valesi, que abordou temas para empoderamento do autocuidado, como a necessidade de se autoconhecer e estimular o uso de técnicas de relaxamento, uma forma de aprender a contornar o estresse; “Habilidades sociais”, com a psicóloga Cristiana Almeida, a qual contextualizou sobre os tipos de habilidades: intrapessoais, interpessoais, suas teóricas e algumas técnicas, que fazem com que as pessoas se tornem socialmente hábeis e profissionais capazes dotados de competências.

Para os empregados do turno da noite foram reprisadas as palestras “A ansiedade nossa de cada dia”, “Como a nutrição pode te ajudar a enfrentar doenças” e “Técnicas de relaxamento e controle de ansiedade”.

Quarta-feira

Durante a manhã foram apresentados os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, pela Sanepar, acompanhado pela exibição de vídeos sobre o tema no decorrer do dia no hall.

No período da tarde a palestra foi sobre CHIDOTT - doação de órgãos e transplante, banco de pele e queimados com Cyntia Bruna e Kelli Cristina, enfermeiras do Hospital Evangélico.

Ainda neste dia, o minicurso “O Social X O Cultural”, ministrado por Ricardo Trento, mostrou como a arte e a cultura podem ser uma possibilidade de desenvolvimento de competências do ponto de vista humano.

A noite, foram reprisadas palestras: “Habilidades sociais” e “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Quinta-feira

O penúltimo dia foi marcado pela palestra “Direção Defensiva”, ministrada por Cleusdete Cequine, do Detran, e também pela palestra “Saúde das Vítimas de Violência Sexual”, com Rosane da Silva.

No hall de entrada foram realizados pelo CPO mais de 240 testes oftalmológicos – tonometria (exame de pressão ocular que previne o glaucoma) e o exame com autorefrator (parâmetro do grau do paciente).

Para o turno da noite foi realizado o minicurso “O Social X O Cultural”, ministrado por Ricardo Trento,

Sexta-feira


O último dia contou com o Festival de Curtas promovido pelo Programa Transporte Livre e teve como tema a mobilidade segura e sustentável. A exibição de vídeos mostrou a realidade, desafios e cuidados importantes para quem utiliza a bicicleta como modal de transporte.

A tarde o Dr. Luiz Renato, da clínica Parlêtre, abordou sobre “Como identificar transtornos mentais” e os sintomas das doenças físicas e psíquicas.

O encerramento da SIPAT aconteceu às 16h00, com a apresentação do Coral Gato na Tuba da Associação São Roque, que trouxe ao palco do auditório 34 crianças cantando músicas em português, grego e hebraico.

E a noite foram reprisadas mais algumas palestras.

Depoimentos

“É um tema extremamente discutido, constantemente se fala sobre alimentação saudável, mas o conhecimento a respeito disso, pouco se tem. É importante alertar às pessoas que o que a gente faz hoje achando que é o correto, está só atrapalhando os nossos resultados, só vem trazendo malefícios para nossa saúde. Por isso, é preciso dizer à elas que existe uma forma de mudar os hábitos, sendo preciso otimizá-los para saúde, perda de peso e melhoria de comorbidades”.

Nutricionista Liz Soca, sobre a palestra “Como a nutrição pode te ajudar a enfrentar doenças”.

“Esses testes fazem parte da tensão primária da saúde. É uma forma de prevenir e alertar quanto as doenças crônicas, dando orientações e dicas de como preveni-las”.

Francisco de Paula Salgario, aplicador dos testes de pressão e glicemia da Unimed

“Trazer esse tema pro pessoal é uma maneira de incentivar uma reflexão que cada um deles possa ter sobre o que fazer dentro de sua rotina, no contexto de trabalho e também social. É uma abordagem diferenciada que traz a responsabilidade para o indivíduo sobre sua saúde mental e física”.

Psicóloga Simone P. Valesi, ministradora da palestra “Técnicas de Relaxamento e Controle de Ansiedade”.

“As habilidades de comunicação estão na base das nossas interações. Se nós entendemos que a saúde mental tem uma participação super importante na conexão entre seres humanos e nós buscamos isso no nosso dia a dia, eu destaco esse como um dos principais assuntos das nossas bases interativas, e a iniciativa da Celepar de sempre trazer esse assunto a tona é bem legal e o projeto da SIPAT é muito interessante”.

Cristiana Almeida, psicóloga do Espaço Konsenti, ministrou a palestra “Habilidades Sociais”.

“É de grande valia abordar esses assuntos, tanto dos queimados como da doação de órgãos, pelo fato de preparar as pessoas e conscientizar quanto ao cuidado e a distribuição de órgãos.”

Cynthia Bruna Veiga, enfermeira do Hospital Evangélico e palestrante sobre “Banco de Pele e Queimados”.

“Foi sensacional! Este minicurso deveria ser aplicado a toda empresa pois abre novos horizontes e transforma a maneira com que enxergamos a nossa capacidade do conhecimento”.

Marcos Costa Junior, empregado da Celepar sobre o minicurso “O Social x O Cultural”.

“A arte e a cultura tem a possibilidade de trazer o talvez pra relação, não criando incertezas, mas trazendo as dúvidas para ação, e a Celepar é uma empresa de tecnologia, mas antes de se ter a tecnologia tem-se o homem, a figura humana, fora do processo de tecnologia. Essa figura entra num processo de desenvolvimento, e a estética, a arte e a cultura são algumas das dimensões do desenvolvimento humano”.

Ricardo Trento, instrutor do minicurso “O Social x O Cultural”.

“Para nós foi muito bom poder repartir com nossos parceiros aquilo que a gente sabe fazer de melhor, que é a música. Em um ambiente onde as pessoas podem estar estressadas com o próprio trabalho, com as demandas que elas tem no dia a dia, trazer a música, a alegria, a voz e a pureza das crianças, mensagens que a gente canta, é a nossa missão”.

Ana Cristina Lago, maestra do Coral Gato na Tuba.

GALERIA DE IMAGENS