Sistema de câmeras de segurança é modernizado 04/01/2018 - 15:40

Estão sendo instaladas no prédio da Celepar 80 novas câmeras IP que substituem o antigo sistema analógico de monitoramento. Essa troca é parte de um projeto de modernização e atualização tecnológica, que traz grande reforço para a segurança da empresa e dos empregados. Até o momento, já foram instaladas 50 câmeras, com a previsão de conclusão para o final de janeiro.

O sistema IP apresenta inúmeras vantagens com a relação ao analógico. Entre elas estão os altos níveis de proteção, através da encriptação de dados e acesso somente com senhas, gerenciamento remoto (através de aplicativo para smartfone), alta resolução das imagens, que permite melhor definição de movimentos e não apresentam problemas de interferências ou ruídos.

Além disso, as câmeras são ativadas por detecção de movimentos, ou seja, só gravam imagens quando detectam algo se movendo em seu campo de visão, e isso permite que o espaço de armazenamento seja poupado. Elas ainda apresentam redução nos custos de cabeamento e infraestrutura.

O monitoramento é realizado pelos seguranças nas guaritas, nas recepções do prédio e também na Sala de Segurança e dispositivos móveis da equipe responsável, formada por Itamar dos Santos (GTECS), Luiz Roberto Marques Nogueira (GTECS) e Denis Orlei Moro Júnior (SUSIM).

A mudança para o sistema IP é uma tendência para os próximos anos principalmente em grandes empresas, devido aos benefícios que oferece. Na Celepar, o projeto foi elaborado pelo engenheiro Eduardo Catori e a instalação está sendo realizada pelos técnicos da Coordenação de Engenharia (COENG) Edison Brenner, Denyson Mazur e Daniel Welinsky. As imagens ficarão armazenadas no datacenter da Celepar, um dos datacenters mais seguros do país.

GALERIA DE IMAGENS