Solução de agendamento da Celepar moderniza atendimento em Farmácias do Paraná 20/06/2018 - 14:30
A Celepar, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) implantou o módulo de atendimento agendado na Farmácia da Segunda Regional de Saúde. É mais um serviço do sistema Sismedex ao cidadão, que permite aos usuários cadastrados agendar data e horário para retirar medicamentos na Farmácia do Paraná em Curitiba. A implantação ocorreu no mês de abril e já nas primeiras semanas pode-se observar melhora no atendimento aos usuários da Farmácia.
De acordo com a coordenadora da Farmácia da 2a RS, Kelly Braga, “a farmácia da 2ªrs atende cerca de 1500 pacientes por dia, que se apresentavam no local por demanda espontânea, o que ocasionava grande de aglomeração de pacientes e horas de espera. Com a implantação do agendamento pelo Sismedex nós conseguimos diluir estes pacientes durante todo o dia, melhorando o fluxo de pacientes e principalmente o tempo de espera para retirada de medicamentos”.
Para a farmacêutica Márcia Kolenecz, desde que o novo módulo foi implantado em abril, “ficou uma maravilha, melhorou muito para realizarmos os atendimentos ao cidadão”.
O módulo de Atendimento Agendado do Sismedex foi criado em 2015. A implantação piloto foi na Farmácia 15ª RS Maringá, seguido pela 17ª RS Londrina e na sequência 20ª RS Toledo, 4ª RS Irati e 05ª RS Guarapuava. Todas no segundo semestre de 2015. Desde então, com o apoio das farmácias várias funcionalidades foram melhoradas aumentando, desta forma, a qualidade dos serviços prestados pelo Sismedex.
Como funciona
O serviço de agendamento é realizado durante o horário de atendimento da farmácia. No momento da entrega, é definida uma nova data e horário para a próxima retirada, gerando um ciclo contínuo de agendamento, gerenciamento de estoque e modernização no serviço prestado.
Caso o paciente não possa comparecer e deseje reagendar, deve ligar ou enviar um e-mail para a farmácia de sua regional de saúde, informações que podem ser encontradas aqui.
No dia e horário pré-agendado, o paciente deve chegar na farmácia e através do aplicativo Farmácia do Paraná ou do totem disponibilizado na farmácia, deve confirmar a sua presença, momento em que recebe senha para seu atendimento.
Aplicativo
Buscando melhorar ainda mais o atendimento ao cidadão a Celepar desenvolveu o aplicativo Farmácia do Paraná, a ferramenta possui sua principal funcionalidade a confirmação de presença do agendamento por GPS ou Qr Code, reduzindo a dependência do usuário da estrutura da farmácia. Além disso, é possível enviar notificações ao aplicativo, consultar seus agendamentos futuros, informação da senha de atendimento e informações sobre as solicitações ativas de medicamentos.
“Antes se aglomeravam um grande volume de usuários, bem acima da capacidade de atendimento da farmácia e estes usuários ficavam dentro da farmácia por longo tempo até o seu atendimento. O agendamento pega a quantidade de pacientes do dia e distribui para atendimento fracionado, desta forma, a modernização facilita e agiliza o atendimento.” disse Edson Chitz, analista da Celepar.
O aplicativo já se encontra disponível para smartphones com sistema Android, e pode ser baixado aqui.
Farmácias Regionais
A Farmácia da 15ª Regional de Saúde, em Maringá, foi a primeira a implementar o serviço de agendamento, e apresentando resultados expressivos possibilitou a expansão para o restante do Estado. O que antes, em 2014, começou como uma planilha no computador que organizava os agendamentos, evoluiu para o sistema Sismedex, tornando mais ágil e com prospecto de melhorar ainda mais utilizando o aplicativo desenvolvido para smartphones.
“A prática implementada proporcionou a modernização dos serviços prestados ao cidadão, melhora da qualidade do atendimento, melhor emprego dos recursos humanos, melhoria no controle de estoque, rastreabilidade de medicamentos e otimização da entrega com redução de gastos pois agendamos os medicamentos de acordo com o uso. A equipe da Farmácia 15 RS se empenha diariamente para manter o tempo de atendimento e a qualidade do serviço.” disse Silmara Baroni, coordenadora da Farmácia
A Farmácia da 4ª Regional de Saúde, de Irati, também foi uma das primeiras a integrar em seu atendimento o sistema Sismedex, como destaca Fernanda Luize Faria “Estamos muito entusiasmadas por sermos lembradas como uma das primeiras farmácias a utilizar o sistema de agendamento pelo Sismedex.” Continua ela, “O agendamento proporcionou um atendimento mais humano aos usuários, diminuindo o tempo de espera e aumentando a capacidade serviços prestados diariamente”.
"Quando surgiu a possibilidade de trabalharmos com o agendamento de pacientes tínhamos uma situação difícil em relação ao número de funcionários, aproximadamente metade do que é hoje. Então não pensamos duas vezes na aplicação da ferramenta, que possibilita uma otimização na nossa rotina de trabalho, além de pensarmos que por atender diretamente pacientes debilitados, idosos e portadores de doenças crônicas, devemos ofertar-lhes conforto e presteza nos nossos serviços." disse Renata Baitala, da Farmácia Especial da 5ª Regional de Saúde, em Guarapuava.
A Farmácia da 17ª Regional de Saúde foi a primeira a receber o totem para confirmar presença e teve importante papel na evolução do módulo.
Equipe
Para o atendimento, desenvolvimento e divulgação desta solução, foram envolvidas as Coordenações de Sistemas de Informação A-4 (COSIN-A4), Sistemas de Informação B-1 (COSIN-B1) e de Solução Tecnológica Digital (COSTD) e a Gerência de Atendimento a Clientes (GAC).