Na última semana, foi lançada a 2ª Via Fácil, ferramenta desenvolvida pela Celepar em parceria com a Polícia Civil do Paraná. A solução é a primeira do Brasil que permite ao cidadão solicitar remotamente a 2ª via da carteira de identidade, através do envio de uma nova foto, que pode ser feita pela câmera do computador ou do celular.
Leandro Moura, presidente da Celepar, enfatizou a participação da companhia no desenvolvimento da solução. “Com essa ferramenta, pioneira e inédita no Brasil, o cidadão pode fazer remotamente o pedido de uma nova carteira de identidade, enviando uma foto da câmera do celular ou do computador. Mais uma vez a Celepar é protagonista no desenvolvimento de soluções inovadoras que facilitam o dia a dia do cidadão”, enalteceu o presidente.
Segundo o delegado da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, a modernização da 2ª via fácil oferece facilidades ao cidadão. “O objetivo é que todos consigam ter acesso a esses serviços essenciais e, muitas vezes, urgentes, de maneira prática e rápida”, comenta Rockembach.
Como solicitar a 2ª Via Fácil
A solicitação da 2ª via do RG pode ser feita pelo site do Instituto de Identificação. Na aba 'serviços', o usuário deve clicar no campo 'carteira de identidade'. Pessoas que possuem pelo menos 16 anos de idade e confeccionaram a sua última carteira de identidade a partir de 2012, poderão fazer a atualização remota da fotografia. Se o Registro Geral do usuário foi emitido antes de 2012, o sistema informará se será possível fazer a 2ª via fácil ou será necessário realizar via agendamento.
Aqueles que ainda não possuem os dados de foto e impressões digitais no sistema precisarão comparecer até o posto de atendimento. O custo para emissão da 2ª via fácil é de R$ 36,72.
Fonte: Agência Estadual de Notícias