Trator Solidário agora pode ter mais sócios cadastrados

Programa do Governo do Estado possibilita financiamento de equipamentos com preços mais acessíveis para pequenos produtores.
Publicação
24/06/2024 - 15:42
Editoria

Desenvolvido pela Celepar, o sistema que gerencia o programa Trator Solidário passou, em maio, por melhorias em suas funcionalidades. As mudanças consistem na ampliação do número de sócios que podem ser cadastrados e apresentados na geração da proposta de financiamento, além de ajustes nas mensagens do sistema, que possibilitam uma melhor visualização do portal.

O formulário de proposta de financiamento recebeu, ainda, informações sobre o código do Fundo de Financiamento para Aquisição de Máquinas e Equipamentos Industriais (Finame), responsável por estabelecer quais requisitos cada trator, colheitadeira ou outros equipamentos devem cumprir.

“Também foram adicionados no formulário o código do Mais Alimentos, outra ação de financiamento para agricultores e produtores rurais, relacionado ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”, afirma Denis Alves da Silva, analista responsável pela solução.

Trator Solidário – Lançado em 2007, o programa Trator Solidário é parceria entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR), a Fomento Paraná, agentes financeiros e cooperativas de crédito — além de fabricantes de implementos, equipamentos, tratores e máquinas agrícolas.

O projeto tem como objetivo possibilitar o financiamento, com preços mais acessíveis, de tratores, pulverizadores e colhedoras para pequenos produtores do Paraná, com propriedades entre 12 e 80 hectares (até quatro módulos fiscais) e renda bruta anual de até R$ 500 mil, oriunda da atividade agrícola.

Segundo a SEAB, esse segmento responde por cerca de 40% a 45% da produção bruta do Estado, representando um papel relevante na geração de postos de trabalho e de renda.