Uso inteligente de informações na gestão pública motiva conversa entre Celepar e Prefeitura de Curitiba

Por orientação do governador Beto Richa, a Celepar também tem voltado sua atenção aos municípios paranaenses, no sentido de prover as prefeituras com soluções de tecnologia da informação e comunicação que auxiliem na melhoria dos serviços públicos ofertados aos cidadãos
Publicação
18/05/2017 - 14:39
Por orientação do governador Beto Richa, a Celepar também tem voltado sua atenção aos municípios paranaenses, no sentido de prover as prefeituras com soluções de tecnologia da informação e comunicação que auxiliem na melhoria dos serviços públicos ofertados aos cidadãos. Nesta linha de maior aproximação com os gestores municipais, o presidente Jacson Carvalho Leite recebeu a visita de Leandro Vergara e Helton Tessari Brandão da área de TI da Prefeitura de Curitiba.

Na reunião, Leite detalhou a política do Governo do Estado que privilegia o tratamento inteligente das informações extraídas junto aos mais de 900 sistemas corporativos que rodam na companhia. Esta ação é realizada por intermédio do Centro de Integrado de Informações Estratégicas (CIIE), através do desenvolvimento de cases de Business Intelligence (BI’s), atualmente com números superiores a 600 estudos que atendem todas as políticas públicas, além de estarem atrelados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Mais Curitiba

Esta reunião ocorreu na tarde de terça-feira (17). No entanto, na semana passada, Jacson Leite recebeu a visita de Alexandre Jarschel de Oliveira, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP); de César Alberto Souza, diretor de assuntos institucionais da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, e de Laércio Araújo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

Na oportunidade, Leite apresentou alguns cases Business Intelligence (BI’s), o Governo Eletrônico em Números e o Sistema de Acompanhamento do Plano de Metas do Paraná (SAPM), além de explicar o funcionamento da Rede Executiva, ferramentas, que, segundo ele, formam um conjunto importante de soluções voltadas a facilitar o trabalho dos gestores públicos no planejamento e acompanhamento do plano de metas do Governo do Estado.

Para César Alberto Souza, o “ótimo” trabalho que a Celepar realiza ao Governo do Paraná pode também ser estendido à Prefeitura de Curitiba, principalmente na área de segurança pública. Uma possibilidade, de acordo com ele, é a integração do Sistema de Gestão da Guarda Municipal com as soluções de segurança do Estado, com o objetivo de levar informações precisas aos setores de segurança do município, “dados que podem auxiliar os gestores públicos na adoção de medidas preventivas”.

Esta troca de experiência entre Estado e o município de Curitiba na área de tecnologia da informação e comunicação, na avaliação de Jacson Leite, é saudável, pois ratifica a importância de uma gestão pública consolidada em indicadores, em dados corretos para a tomada de decisão. “Neste sentido, a Celepar, com base nos sistemas corporativos do Governo do Estado, tem condições de oferecer uma visão integrada de informações sobre Curitiba”.

GALERIA DE IMAGENS