Social
A Celepar busca promover a solidariedade e ações voltadas à responsabilidade social, auxiliando instituições beneficentes e órgãos estaduais através das iniciativas abaixo:
CELEPAR CIDADÃ
O Celepar Cidadã é um amplo projeto que realiza ações junto aos cidadãos paranaenses com o intuito de fomentar o uso da tecnologia a serviço da cidadania.
Curso de Acesso à Internet, Smartphone e Redes Sociais
O curso de Acesso à Internet e Redes Sociais, promovido pelo Governo do Estado que integra o programa Celepar Cidadã, já atendeu milhares de paranaenses com uma série de informações sobre o mundo da informática e, ao final da capacitação, saíram com endereço eletrônico (e-mail) e perfil em redes sociais.
Participantes: 71
Municípios atendidos: 2
Participantes: 2983
Municípios atendidos: 30
Participantes: 3540
Municípios atendidos: 39
Participantes: 2039
Municípios atendidos: 25
Participantes: 742
Municípios atendidos: 16
PARANÁ EM AÇÃO
A Celepar sempre está presente nas iniciativas das feiras da Unidade Paraná Seguro (UPS) e dos Mutirões da Cidadania do projeto Paraná em Ação. A companhia responde pela instalação da rede lógica, pelos computadores, bem como pelo suporte técnico e configuração dos equipamentos, além de disponibilizar um estande para que todos tivessem acesso gratuito à internet e às redes sociais, por meio do programa Celepar Cidadã.
Eventos atendidos: 2
Atendimentos: 17.319
Eventos atendidos: 21
Atendimentos: 246.854
Eventos atendidos: 27
Público: 61.247 pessoas
Atendimentos: 300.446
Eventos atendidos: 22 (Paraná em Ação) + 1 (UPS Cidadania) + 05 (Mutirão da Cidadania)
UPS Cidadania realizadas: 31
CAMPANHAS SOCIAIS
2020
A campanha Cesta Solidária Paraná arrecadou alimentos que foram distribuídos em diferentes cidades de todas as regiões do Estado. Os colaboradores da Celepar mobilizaram-se doando cerca de 140 cestas básicas, totalizando mais de 2,5 toneladas de alimentos. A entrega foi realizada via drive-thru, na sede do Palácio Iguaçu.
Além da arrecadação de alimentos para a campanha Cesta Solidária Paraná, a Celepar reforçou a campanha do Detran Paraná: “Maio Amarelo - Perceba o
Risco. Proteja a Vida!”. Na oportunidade todos os automóveis, motos e bicicletas - participantes da carreata - levaram o adereço de um laço amarelo - que
simboliza o lema da campanha. Além disso, no mês de maio, através do programa #CELEPARCOMVC, foram enviados, nos grupos de WhatsApp, 06 vídeos de divulgação da campanha e sobre cuidados no trânsito.
A Celepar participou da campanha solidária Paraná Piá. A iniciativa teve como objetivo arrecadar brinquedos para serem distribuídos, no dia 12 de outubro, para as crianças internadas ou em tratamento nos hospitais públicos do Paraná. Foram mais de 1.200 doações feitas pelos colaboradores da companhia e mais uma demonstração da solidariedade e da união do nosso corpo funcional.
Em mais uma participação solidária, colaboradores da Celepar aderiram à campanha Aquece Paraná, promovida pelo Governo do Estado e doaram 500 itens entre vestuário e cobertores. As doações foram destinadas às instituições cadastradas no aplicativo Paraná Solidário.
Lançada em março cujo objetivo foi arrecadar 50.000 tampinhas plásticas que, em parceria com a ONG Tampinhas de Amor, para serem revertidas em ração para animais abandonados. Para a coleta foram disponibilizados dois pontos na sede da Celepar, em Curitiba. Mesmo atuando em teletrabalho, o engajamento dos colaboradores e parceiros foi massivo e a meta foi batida! Conseguimos arrecadar mais de 100 mil tampinhas.
Em parceria com o Projeto “Brasil sem Frestas” e o Rotary Club, foram coletadas 448 caixas de leite que irão ter a devida reciclagem e contribuir para
melhorar a saúde pública e retirar do meio ambiente um produto de alta durabilidade.
A Celepar, em parceria com a Funcel, manteve a tradição da Árvore Solidária de Natal, mesmo em época de pandemia, oportunizou aos seus colaboradores para que pudessem apadrinhar uma das 163 crianças da Associação Beneficente São Roque, sem sair de casa, por meio de um sorteio online. Neste ano, além do presente especial comprado para a criança, o padrinho também doou dois panetones (um deles para a família da criança e o outro foi doado para a comunidade). Os presentes foram entregues na Celepar, em formato drive thru e destinados à associação.
A empresa participou da campanha Natal Voluntário promovida pelo Governo do Estado em parceria com Governo Federal, por meio do programa Pátria Voluntária. Arrecadamos mais de 350 brinquedos e cerca de 300 kits de Natal, com panetone, suco e alimentos em conserva que foram entregues para a Defesa Civil a serem destinados as famílias paranaenses em vulnerabilidade.
A Celepar aderiu à Campanha Nacional do Sinal Vermelho para o enfrentamento da violência doméstica, lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e apoiada pelo Governo do Estado. A ação é simples e direta. Com um “X” em vermelho na palma da mão, feito com caneta ou até mesmo um batom, a mulher que sofre violência pode alertar os atendentes das redes de farmácias participantes da campanha de que é uma vítima e precisa de ajuda. Eles devem ligar imediatamente para o 190. O projeto conta com a parceria de 10 mil farmácias e drogarias em todo o país.
O projeto “Abrace essa causa” é uma iniciativa da Celepar, em parceria com a Funcel e sociedade civil, para promover ações entre os colaboradores da companhia e parceiros para ajudar causas humanitárias e sociais através de campanhas de solidariedade e ações sociais. Das coletas arrecadadas, foram doadas diversas cestas de Natal e produtos de limpeza e higiene para o Instituto Betânia de Ação Social (IBAS), que mantém o Lar Sião e a Casa Betânia, brinquedos para a comunidade de carente de Curitiba e alimentos e roupas para o Projeto Dorcas em Almirante Tamandaré.
2019
em uma semana de atividade, para que fosse liberado um voucher de R$ 500,00 de uma experiência de viagem, por meio da plataforma instaviagem. Anualmente, a empresa celebra o dia mundial sem carro convidando colaboradores a experimentarem novos modais (caminhada, ônibus, bike ou moto), promovendo a reflexão sobre um trânsito sem carro com foco na sustentabilidade.
No dia 01 de outubro, a Celepar, em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), organizou um encontro para celebrar o Dia Internacional da Pessoa Idosa. O Idoso.pr agregou diversas iniciativas da companhia e do Estado que visam a valorizar a qualidade de vida da pessoa idosa, através da inclusão digital, da música, da poesia, da contação de histórias, da ginástica laboral e de palestras instrutivas sobre o trânsito e o Alzheimer. O evento conectou as cidades de Curitiba, Londrina e Pato Branco, representando todo o Estado do Paraná.
A Celepar e a Funcel promoveram a campanha Árvore Solidária. Essa iniciativa colabora com o Natal da Associação Beneficente São Roque, presenteando as crianças atendidas pela instituição. Neste ano, foram mais de 70 crianças presenteadas pelos colaboradores da Celepar e Funcel.
2018
Celebrando essa parceria, a Celepar e a Funcel comemoraram o Dia Mundial do Livro convidando os empregados(as) a realizar doações para a campanha “Liberte seu livro”, do projeto Pegaí. Nessa iniciativa foram arrecadados 550 livros que serão distribuídos em todos o território paranaense.
Em 2018 (até Outubro/2018): Foram coletados e distribuídos mais de 690 livros do coletor da Celepar.
A campanha para aquisição de materiais de construção para um a casa em São José dos Pinhais arrecadou um total de R$ 2.260,00 com a participação em doações espontâneas de 36 empregados. Esse montante resultou na compra de tijolos, telhas, areia, cimento, colunas de ferro e diversos materiais para a realização da obra.
Entre os dias 13 e 29 de junho aconteceu a campanha “Fazer o bem a quem nos faz bem” na Celepar. A ação teve como objetivo a arrecadação de roupas, cobertores e alimentos para terceirizados da Celepar e da Funcel e destinação ao Provopar. As peças e cestas básicas foram entregues no dia 29 de junho.
- 620 peças arrecadadas e 28 cestas básicas distribuídas.
A atividade envolveu a doação espontânea de brinquedos e materiais para desenho, e contou com a proatividade de uma ação inovadora do empregado Luis Otavio Iglesias que forneceu, gratuitamente, uma caixa com 50 brigadeiros artesanais, os quais foram o prêmio de uma rifa para arrecadar recursos. Foi arrecadado um total de R$ 2.750,00 recebidos e cerca de 150 empregados participantes, sendo possível adquirir 23 brinquedos, 14 livros, 50 caixas de lápis de cor e 50 caixas de giz de cera. A entrega dos materiais arrecadados foi realizada pela equipe da Celepar no dia 15 de outubro, no Hospital Infantil Waldemar Monastier, referência na saúde da criança e de cuidados pediátricos no Paraná.
2017
O projeto “Anjos do Bem” traz alegria para centenas de pacientes com câncer, ao produzir bonecos em forma de anjos e espalhar esperança onde passa com a coordenação da artesã Mariah Rodak. A campanha na Celepar arrecadou:
- 52 novelos de lã;
- 41 fitas;
- 39 rendas;
- 28 tecidos de diferentes tipos;
- 11 diversos;
- Além de R$ 715,00 de doações (desconto em folha pela Funcel).
a “Doe Esperança ao menino Bernardo” mobilizou a Celepar em colaborar no tratamento de saúde desse pequeno que tanto precisava de ajuda.
A campanha arrecadou R$ 4.075,00 através de:
- 208 e-mails enviados participando da Campanha;
- 815 números solicitados para participar da Rifa.
A Celepar, no ano de 2017, arrecadou mais de 550 peças de roupa, além de R$ 200,00 doados para a aquisição de peças de roupa para instituições atendidas. O objetivo da campanha, anualmente, é atender vítimas do frio no Estado do Paraná.
O Bike do Bem – Solidariedade sobre pedais, parceria da Celepar com Funcel, teve o objetivo de mobilizar o grupo de ciclistas em campanhas de conscientização e educação que sensibilizem e transformem a sociedade enquanto pedala. Nessa campanha foram arrecadados 437 litros de leite longa vida para instituições de caridade da cidade.
Em parceria com a Provopar foram arrecadados brinquedos e doações financeiras para a celebração do Dia das Crianças em instituições carentes cobertas pela instituição.
Foram arrecadados:
Brinquedos: 8
Dinheiro: R$150,00 (doação de 5 funcionários)
A campanha Outubro Rosa 2017 na Celepar informou e conscientizou os empregados sobre a importância em realizar o autoexame. 37 empregados participaram das oficinas de confecção de almofadas em formato de coração, para doação às mulheres em tratamento contra o câncer.
- Foram confeccionadas 80 almofadas.
Empregados alegraram o Natal de diversas crianças, com kits contendo roupa, calçado, brinquedo, uma caixa de bombom, um kit de higiene e uma mensagem, esta ação, denominada Árvore Solidária, é uma parceria da Funcel e Celepar em prol da Associação São Roque.
- Foram arrecadados 90 Kits.
2016
Empregados alegraram o natal de 100 crianças, com kits contendo roupa, calçado, brinquedo, uma caixa de bombom, um kit de higiene e uma mensagem. Esta ação foi denominada Árvore Solidária.
A Celepar apoiou em 2016 a iniciativa da Ação entre amigos da Associação Beneficente São Roque com a venda de rifas para os empregados. O prêmio para o vencedor foi um refrigerador Eletrolux 410L e as rifas foram vendidas no valor de 5 reais, no total 60 empregados adquiriram a rifa, R$300,00 reais que foi destinado a compra de alimentos para a Associação Beneficente São Roque
A Celepar no ano de 2016 arrecadou 600 peças de roupa arrecadadas e mais R$1.200,00 doados para a aquisição de cobertores, o objetivo da campanha foi atender vítimas de enchentes no Estado, dentro da campanha Espalhe Calor.
A Celepar em 2016 incentivou seus empregados a realizarem doações para o hospital Erasto Gaetner, referência no tratamento de câncer, em forma de dinheiro por meio de desconto em folha de pagamento ou por meio de doações para a instituição, também incentivou a doação de sangue para banco de sangue do hospital.
A Celepar em parceria com a Provopar na Páscoa de 2016 realizou a campanha de arrecadação de chocolates, divulgando para que os empregados doassem caixas de bombons, ovos e barras de chocolate. O total de chocolates arrecadados foram distribuídos para crianças.
A Celepar realizou em 2016 o projeto Pega Aí que incentiva a leitura dos empregados, todos eram convidados a doar contos, poemas, crônicas, romances e biografias que ficaram disponíveis para a leitura dos empregados na entrada da empresa. No total foram arrecadados 400 livros.
A Celepar apoiou em 2016 a 7° edição da Campanha do Brinquedo realizada pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac, com o objetivo de arrecadar brinquedos novos e usados, no total a Celepar arrecadou 82 brinquedos que beneficiou crianças atendidas em instituições sociais em todo o Estado.
INCENTIVO CULTURAL
Anualmente a Celepar apoia projetos culturais através do incentivo financeiro efetuado pela renúncia fiscal a Prefeitura de Curitiba ao Incentivo Cultural dos projetos selecionados conforme a legislação correspondente e operados pela Fundação Cultural de Curitiba.
Incentivo: 25 projetos incentivados através de renúncia fiscal dos impostos municipais destinados a projetos culturais de diversas linguagens artísticas.
Incentivo: 18 projetos incentivados através de renúncia fiscal dos impostos municipais destinados a projetos culturais de diversas linguagens artísticas.
Incentivo: 26 projetos incentivados através de renúncia fiscal dos impostos municipais destinados a projetos culturais de diversas linguagens artísticas.
Incentivo: 24 projetos incentivados através de renúncia fiscal dos impostos municipais destinados a projetos culturais de diversas linguagens artísticas.
Incentivo: 25 projetos incentivados através de renúncia fiscal dos impostos municipais destinados a projetos culturais de diversas linguagens artísticas.
VISITAS INSTITUCIONAIS
A Celepar recebe, mensalmente, diversos visitantes entre alunos da rede pública e privada de ensino que vem conhecer as ações da companhia e as ferramentas tecnológicas disponibilizadas para o governo do Estado. Na visita os alunos conhecem as dependências da empresa, veem o vídeo institucional, conhecem a Central de Atendimento, os setores de operações e de produção. Em algumas oportunidades os alunos visitam o Data Center e o Centro Integrado de informações Estratégicas (CIIE).
Devido a pandemia ocasionada pela COVID-19, não tivemos visitas em 2020, pensando na preservação da saúde de todos.
Visitantes: 59 estudantes
Visitantes: 200 estudantes
Visitantes: 347 estudantes
Visitantes: 375 estudantes